Em reunião com a secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann, nesta quarta-feira, o prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom, recebeu sinal verde do governo do Estado para a implementação de uma central telefônica do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) na cidade.
Agora, um projeto deve ser encaminhado à Secretaria Estadual de Saúde (SES), que fará a análise da proposta.
- Esse é o primeiro passo com o novo governo, já que na gestão passada não conseguimos avançar no assunto. Estamos na fase de estudos. No entanto, nós temos um problema de ordem financeira, pois envolve dinheiro. Custa R$ 150 mil por mês para manter uma central e não temos esse dinheiro. Vamos ver como compartilhar com o governo federal e com o estadual para apresentar a viabilização - explica o prefeito.
Em novembro de 2018, o coordenador do Samu em Santa Maria, Nilvo Garcia da Rosa, disse em reportagem ao Diário, que já havia encaminhado para a prefeitura um estudo de viabilidade de implantação da Central de Regulação na cidade, com as configurações física, humana e financeira que seriam necessárias.
Na época, o investimento avaliado era estimado em R$ 230 mil mensais, considerando a equipe necessária para o plantão 24h.